22 de jun. de 2008

Relação

MEMBROS – GT POLÍTICA ANPUH – RS
COORDENADOR: Prof. Dr. Luciano Aronne de Abreu
Possui mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Estudos Históricos Latino Americanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: rio grande do sul, getúlio vargas, estado novo, interventorias e interventores.
luciano.abreu@pucrs.br
Prof. Dr. Luiz Alberto Grijó
É Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 1988), mestre em Ciência Política pela UFRGS, 1998, e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense, 2005. Atualmente é professor adjunto da UFRGS, atando também no PPG em História vinculado à linha de pesquisa Relações de Poder Político-Institucionais. Tem experiência docente e de pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil no II Reinado e na República, atuando principalmente nos seguintes temas: história social da política no Brasil e no Rio Grande do Sul; estudo de elites políticas, escolares e intelectuais; estudo de trajetórias sociais individuais e coletivas; teoria e metodologia da história. deptohis@ifch.ufrgs.br
Prof. Dr. René Ernaini Gertz
É graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1974), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1977), e doutor em Ciência Política pela Freie Universität Berlin - FUB (1980), onde também fez estágio de pós-doutorado (1995). Atualmente, é professor-titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e professor-associado I na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - em ambos os casos, nos Departamentos de História. Seus trabalhos se referem, sobretudo, à História do Brasil-República, com interesse especial por aspectos políticos do processo de imigração e colonização no sul do Brasil, por integralismo, por nazismo, por germanismo, por neonazismo, por protestantismo, por preconceitos étnicos e religiosos, pela política gaúcha do período em torno do Estado Novo (1937-1945). Além disso, tem dedicado atenção à historiografia alemã contemporânea, tentando divulgá-la no Brasil, principalmente, através de traduções. gertz@pucrs.br
Profª Drª Sandra Lubisco Brancato
Possui doutorado em Doctorado En Geografia e Historia pela Universidad Complutense de Madrid (1984) . Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de História , com ênfase em História do Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: república brasileira, imigração e comércio.
Profª Drª Carla Brandalise
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em História Política pelo Institut d'Études Politiques de Paris - Cycle Supérieur d'Histoire du 20ème Siècle (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Regimes políticos : autoritarismos, fascismos, totalitarismos; História da extrema-direita européia do pós- Segunda Guerra; Relações internacionais.
Profª Me. Júlia Silveira Matos
Professora formada em História Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), possui especialização em Teologia com habilitação para Ensino Religioso e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005); atualmente ingressou no doutorado pelo Programa de Pós-graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Ministrou aulas nas áreas de História da Igreja e da Reforma Protestante entre os anos de 2001 e 2003. Desenvolveu pesquisa sobre a obra do historiador Lucien Febvre e produziu o trabalho intitulado França X Alemanha: Martinho Lutero como traço de união no discurso de Lucien Febvre. Para o mestrado dedicou-se a análise da obra do historador Sérgio Buarque de Holanda e produziu o trabalho intitulado Sérgio Buarque de Holanda: Raízes do Brasil, diálogos com a política e a história do Brasil, dissertação defendida em 2005. Participou de várias organizações como "A Era Vargas"(2004), "Erico Veríssimo e seu tempo"(2005), "O Universo de Quintana e a Obra de Vianna Moog"(2006), todos pela editora EDIPLAT, também "Integração" e "Mundo Greco-romano - o sagrado e o profano", pela editora EDIPUCRS e da organização "Cinema e História: Arte em movimento", pela editora Palhares. Foi professora na Fundação Universidade Federal do Rio Grande, na qual ministrou as disciplinas de História Antiga Oriental e Clássica, História Medieval, História da Ásia, Historiografia e Introdução a História do Brasil Contemporâneo, também fundou e coordenou o GPHA - Grupo de Pesquisa de História Antiga, através do qual promoveu dois módulos de estudos das línguas hebraica e grega. Fundou no ano de 2006 o Jornal Parmênides: por uma História Total, com o objetivo de divulgar a pesquisa acadêmica. Promoveu e desenvolveu pesquisa sobre as Escolas Históricas e suas influências do pensamento greco-romano. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social das Idéias Políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da História, Historiografia, Introdução a História do Brasil.
Jul_matos@hotmail.com
Profª Drª Carmem Gessilda Burgert Schiavon
Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente, é professora Assistente III da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), onde coordena o Curso de História desde o ano de 2001. Tem experiência na área de História, com ênfase nas disciplinas de História do Brasil, Teoria da História e História da América. cgbschiavon yahoo com.br
Prof. Me. Luis Carlos dos Passos Martins
possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) , especialização em Especialização Em História Contemporânea pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras (2003) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) . Atuando principalmente nos seguintes temas: Petrobras, nacionalismo, imprensa, política, Vargas.



Nenhum comentário: