22 de jul. de 2008

ATA Reunião 16/07/2008

IX ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA – ANPUH-RS
GT DE HISTÓRIA POLÍTICA

ATA DE REUNIÃO

Aos dezesseis dias do mês de julho de 2008, às 10:15 horas, na sala Pantheon do campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os sócios abaixo assinados reuniram-se para tratar da seguinte pauta:
1. organização do blog do GT de História Política;
2. definição da periodicidade e dinâmica das próximas reuniões do GT;
3. escolha dos novos coordenadores do GT para o próximo biênio.
Sobre o primeiro item, o coordenador relatou aos presentes as iniciativas adotadas em relação à criação de um blog para o GT, organizado pela colega Júlia Matos (PUCRS), com o objetivo de facilitar e dinamizar as relações entre os membros do grupo, divulgando suas atividades, eventos e produção intelectual e facilitando o acesso a revistas eletrônicas e sites de interesse histórico. Sobre a atualização do blog e resposta às mensagens para ele enviadas, por unanimidade, decidiu-se que estas atividades deveriam ficar a cargo de, no máximo, duas pessoas, a fim de garantir-se uma maior uniformidade e credibilidade ao blog. Nesse sentido, para o próximo biênio, foram indicados os nomes de Júlia Silveira Matos (PUCRS) e Fagner dos Santos (UFRGS). O endereço do blog é anpuhrsgtpolitica.blogspot.com; e o e-mail anpuhrsgtpolitica@hotmail.com .
Em relação às reuniões do GT decidiu-se, também por unanimidade, que estas deverão ocorrer a cada dois meses, ficando previamente marcado o próximo encontro para o dia 27 de setembro, das 09h30min às 17 horas, na nova sede da ANPUH-RS. Na ocasião, no turno da manhã, será realizado um seminário com a temática "CAMPOS DA HISTÓRIA POLÍTICA", para o qual serão convidadas como palestrantes as historiadoras Carla Brandalise (UFRGS) e Loiva Otero Félix (UPF); à tarde, de acordo com a mesma temática acima, serão apresentadas até 4 comunicações de pesquisa, que serão selecionadas pelos coordenadores do GT dentre aquelas previamente inscritas por meio do blog. As que não forem selecionadas para esta ocasião serão apresentadas futuramente nas próximas reuniões do grupo, que se propõe a criar um espaço democrático de divulgação e discussão dos trabalhos realizados por seus membros. Neste mesmo dia será realizado um almoço de confraternização, por adesão, também com inscrições prévias e pagamento antecipado conforme orientações a serem divulgadas pelo blog.
Por fim, como coordenadores do GT de História Política durante o próximo biênio foram indicados os nomes dos colegas LUCIANO ARONNE DE ABREU (PUCRS) e CARLA BRANDALISE (UFRGS), além dos secretários JÚLIA SILVEIRA MATOS (PUCRS) e FAGNER DOS SANTOS (UFRGS).
Sendo o que havia, a reunião foi encerrada às 12 horas.

Luciano Aronne de Abreu (PUCRS)
Cíntia Régia Rodrigues (UCS)
Fagner dos Santos (UFRGS)
René Gertz (PUCRS/UFRGS)
Carla Brandalise (UFRGS)
Rafael Jensen de Carvalho
Raquel Silva da Fonseca
Gabriele Daiana Thiecker
Érico Marques Fernandes (PUCRS)
Diego da Silva Pacheco (PUCRS)
Jaime Rodrigues
Fernanda Bonet (PUCRS)
João Júlio Gomes dos Santos Júnior (PUCRS)
Júlia Silveira Matos (PUCRS)
Fani Tesseler (FAPA)
Edson de Souza (ULBRA)
Denize Terezinha Leal Freitas

Nenhum comentário: